Eduardo de Sá Leitão

Eduardo de Sá Leitão

Eduardo de Sá Leitão é um faixa-preta de jiu jitsu abaixo de Waldomiro Perez e o treinador chefe da equipe de competição Cia Paulista, uma das principais academias do estado de São Paulo. Leitão também foi uma das principais figuras no jiu jitsu de São Paulo ao longo de sua carreira, depois de ter competido em todas as faixas etárias, desde o infantil ao Master 4, ao mesmo tempo, ganhando vários títulos na faixa-preta.

Biografia de Eduardo Leitão

Eduardo Leitão nasceu no dia 14 de novembro de 1968 em São Paulo – SP. Aos 5 anos ele começou a fazer jiu jitsu, em uma das mais famosas escolas de jiu-jitsu para crianças no estado, uma academia comandada pelo lendário Octavio de Almeida (Senior). Com 6 Eduardo já estava mostrando sinais de sua aptidão natural para a luta, como sua vitória em 1975 inter-campeonato iria atestar.

Sob a orientação do Mestre Almeida, Eduardo passou da branca à roxa (Branca > Amarela > Laranja > Verde> Azul > Roxa), mas quando chegou na faixa-roxa ele se matriculou na universidade para estudar medicina, seguindo a vontade de seu pai, de prosseguir uma carreira como médico, que também era a profissão do pai. A intensidade da vida acadêmica pôs fim no estilo de vida de Leitão no jiu jitsu.

Eduardo de Sá Leitão 2

O tempo gasto estudando medicina durou 3 anos. Quando o pai de Eduardo faleceu, ele deixou de sentir a necessidade de continuar forçando-se a terminar a carreira que ele não gostava. Então decidiu voltar à vida no jiu jitsu e às competições. Isso coincidiu com um momento em que Marcelo Behring estava desenvolvendo um estilo de jiu jitsu “moderno” do Rio de Janeiro em São Paulo, Eduardo estava curioso e se tornou um estudante na academia em que Waldomiro Perez foi um instrutor assistente. Depois que Marcelo deixou São Paulo, Perez continuou seu trabalho, e Eduardo permaneceu na academia se tornando um instrutor assistente com a idade de 25 anos, quando ele era faixa marrom.

Foi Waldomiro quem concedeu à Leitão sua faixa preta em 1996, depois de 4 anos como faixa marrom e depois da vitória do Leitão no Circuito Paulista (São Paulo State Championship Marrom e divisão misturando faixa preta) e uma medalha de prata no Campeonato Pan-Americano (perdendo a final para o Vitor “Shaolin” Ribeiro).

Depois de receber a faixa preta por Perez, Eduardo Leitão também fez um exame de faixa preta, conduzido por Flavio Behring e Otavio de Almeida (Junior).

No final de 2014, Eduardo Leitão assumiu o papel de treinador principal da academia, sendo uma figura de liderança no vasto mundo de reestruturação da equipe, uma equipe com filiais nos EUA, Austrália, Itália, México e Emirados Árabes.